quarta-feira, 24 de junho de 2009

Para começo de conversa...

Você já ouviu dizer que “o homem que lê vale mais” e que “sem leitura não tem fartura”? Já viu em algum lugar a frase “quem não lê mal fala, mal ouve e mal vê”?
Por que será que ideias assim são tão difundidas?
Você concorda com elas?
Os anúncios de ofertas de emprego abaixo confirmam ou desmentem essas afirmações?

BALCONISTA
(FARMÁCIA)

Exige-se referências. Os candidatos devem comprovar competência na leitura de receitas médicas e explicação de bulas.


TELEFONISTA
Para indústria de confecção feminina. Tomada de pedidos. Essencial fluência verbal e habilidade para tomar recados. Carta de próprio punho para...


AUXILIAR DE CONTABILIDADE
Pedem-se documentos e referências. Nível médio completo. Salário compatível com a qualificação.

Estes anúncios confirmam a idéia de que saber ler e escrever valoriza as pessoas. É verdade. A leitura e a escrita são, nos dias de hoje, exigências fundamentais do mercado de trabalho.

E você? Será que já se perguntou por que você lê?

Pelo menos algumas de suas razões são iguais às de todo mundo. Lemos para nos informar, para passar o tempo, para enriquecer nossa vida interior. Escrevemos para nos comunicar com quem está distante, para não esquecer o que precisa ser lembrado.

Quando você lê ou escreve, está se comunicando com outras pessoas. Ao ler, você se comunica com quem escreveu o texto. Ao escrever, você se comunica com quem vai ler seu texto.

As atividades complementares desenvolvidas no projeto “Ler é um prazer!” visam incentivar a leitura e a escrita de maneira lúdica, usando sites e jogos educativos disponíveis na web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário